Como vencer
o maior vício
do mundo
Os usuários de drogas perdem o controle sobre
suas vidas e causam sofrimento individual e alheio.

Você pode mudar esta situação.

Clique aqui e conheça nosso livro.


Por que as cáries dentárias são frequentes?

24/02/2018  |  Por Helio Matos

As cáries dentarias, apesar de todos os cuidados que se toma, elas insistem em aparecer. As recomendações odontológicas contra o aparecimento de cáries são do conhecimento de praticamente todas as pessoas, desde a adolescência até a idade madura. No entanto, a grande maioria não segue à risca as práticas indicadas para a prevenção desses “buracos” cáries dentais. Na verdade, a prevenção precisa começar antes mesmo da criança começar a nascer os dentes de leite, que, num futuro bem próximo, começam serem substituídos pelos dentes permanentes.

Portanto, as primeiras prevenções devem ser praticadas pelos pais ou responsáveis, como por exemplo real, os responsáveis pelas crianças, logo depois das refeições, as famosas papinhas, e até mesmo durante apenas o aleitamento materno ou mamadeira, a mãe deve usar uma gaze umedecida com água filtrada e limpar as gengivas, a língua, as mucosas e o céu da boca da criança, este procedimento deve ser feito pelo menos 4 vezes ao dia, e essa atitude garantirá o nascimento de dentes de leites saudáveis, e posteriormente dentes permanentes igualmente saudáveis.

Quando a criança chega aos 5 anos de idade, ela deve ser ensinada a fazer sua escovação dental, mas sempre com a presença do pai ou mãe, isso, para que a escovação seja correta. Uma criança com 5 anos de idade ainda está com muitos dentes de leite, mas a escovação é necessária como se já fosse uma pessoa adolescente ou adulta.

As cáries se apresentam muito na adolescência

Logo que a criança entra na fase da adolescência, ela já está fazendo sua higiene bucal 100% sozinha. Antes da escovação é necessário que se use palito dental e em seguida fio dental. Uma vez feito estes procedimentos, a escovação finaliza a higiene bucal. Por que os adolescentes desenvolvem muitas cáries nessa faixa etária? A razão do surgimento das cáries nesta fase da vida se justifica principalmente pelo desleixo nos cuidados que foram aprendidos e negligenciados. Ou seja, a higiene bucal não é seguida pela grande maioria dos adolescentes.

Dentes muito afetados pelas cáries

Dentes muito afetados pelas cáries

Portanto, quando estes adolescentes chegarem na idade adulta, assim como pode acontecer com as crianças que não foram cuidadas corretamente antes da substituição dos dentes de leite, assim ocorrerá com estes adolescentes que agora passaram para a idade adulta, isto é, mesmo com bons cuidados, estes adultos negligentes quando adolescentes, pagarão um preço devido seus desleixos anteriores.

Novas orientações para evitar as cáries dentais

Recentemente, a ciência odontológica identificou meios mais eficazes para se evitar as cáries aos que ainda não ás sofreram, igualmente, foi constatado que mesmo os dentes que já foram obturados podem ser preservados por muito anos sem a reincidência da cárie. A nova orientação aliada a tradicional, vem inovar, com informações importantes para a manutenção perfeita dos dentes. Os cientistas da área odontológica, estudando o tempo entre as refeições e a higiene bucal tradicional depois das refeições, descobriram que há um tempo de espera muito importante depois das refeições antes de se fazer a devida limpeza, com o palito de dente, fio dental e escovação.

Antes, pensava-se que as bactérias da cárie dental começavam o trabalho de destruição do dente logo depois das refeições. O que foi descoberto? Depois das refeições, os dentes, as gengivas, a língua e as mucosas bucais, são impregnadas de restos alimentares muito duros, principalmente entre os dentes; e o que isto significa? Esta condição, ao receber a higiene bucal, mesmo bem-feita, não se conseguia remover todos os restos alimentares como se pensava anteriormente, sendo assim, estes restos que ficavam, eram, e ainda são os facilitadores do “trabalho” das bactérias da cárie dental.

A ciência, por desconfiar de tantas cáries, apesar dos cuidados bem rígidos reclamados por muitos, resolveu pesquisar as causas mais à fundo, descobrindo que depois das refeições, a boca precisa de 30 minutos para que as enzimas liberadas após a alimentação, tenham tempo suficiente para realizarem o amolecimento dos restos alimentares duros e impregnados na boca.

Dentição adulta bem cuidada

Dentição adulta bem cuidada

Após o trabalho das enzimas que duram no máximo 30 minutos depois das refeições, todo o amolecimento necessário para uma limpeza correta e completa dos dentes foram efetivamente realizadas, deixando o ambiente bucal preparado para ser devidamente limpo, juntamente com as gengivas, língua, mucosas e céu da boca. Portanto, as pessoas devem esperar este tempo e escovar os dentes, lembrando que depois dos 30 minutos as bactérias começam o trabalho da produção de cáries, sendo assim, é importantíssimo não deixar passar mais de 30 minutos depois das refeições.

Igualmente, não fazer a higiene bucal antes que as enzimas do bem façam o trabalho de amolecimento dos restos alimentares. Segundo a ciência odontológica, essa nova atitude poderá manter a dentição livre das cáries por muitos anos. Entretanto, as recomendações de visita ao dentista entre 6 meses e um ano continuam valendo.