Como vencer
o maior vício
do mundo
Os usuários de drogas perdem o controle sobre
suas vidas e causam sofrimento individual e alheio.

Você pode mudar esta situação.

Clique aqui e conheça nosso livro.


A água sai dos mananciais até sua casa pelo trabalho do homem

05/08/2017  |  Por Helio Matos

A água que nutre a vida dentro e fora de casa. No vai e vem das águas através da evaporação, certamente ela sempre retornará como chuvas, ela vai chegar nas torneiras de sua casa, tanto nas pequenas, médias e grandes cidades, e isso não será através de um milagre, será pelo trabalho árduo e constante do homem.

Tudo normalmente começa num rio, numa represa, num lago, e atualmente até dos mares e oceanos, o assunto é correlato, mas já é uma realidade em aproximadamente 25 países praticamente sem água, mas este é um outro problema da água, envolvendo dessalinização e outros métodos muitos onerosos financeiramente. Quanto a velha e boa água doce, inicialmente ela é captada cheia de todos os tipos de impurezas, e através de grandes tubulações é levada para as estações de tratamento, onde receberá os primeiros processos de desinfecção através da solução de cloro, este produto irá destruir (matar) todos os organismos vivos que atacam a saúde do ser humano.

Captando água para tratamento

Captando água para tratamento

A função do cloro também está mais ampliada no que se refere ao tratamento da água, isto, para fazer com que ela chegue ao ponto da água potável, e o cloro além de matar os microrganismos patológicos à saúde humana, igualmente ajuda diminuir o mau cheiro adquirido pela água, bem como melhorar seu gosto possivelmente desagradável.

Coagulação da água

Para que se consiga a coagulação da água ela precisa receber o produto sulfato de alumínio, após a adição deste produto, todas as partículas não aquosas são suspensas nela, isto é, se agrupam, tornando-se dessa maneira mais fácil separar em conjunto o líquido precioso de suas suas impurezas.

Uma vez feita a coagulação, a água passará pela floculação, a floculação consiste em movimentar a água até que as impurezas se unam cada vez mais. Sequencialmente a floculação, se processará a decantação, ou seja, nesta etapa do tratamento, todas as sujeiras agregadas pela floculação passarão por um processo de filtragem, ou seja,  através de carvão, cascalho e areia, e após este procedimento toda a sujeira e impurezas se depositarão nos fundos do tanque de tratamento.

Floculação da água

Floculação da água

Processo final do tratamento para se obter água potável

Agora, praticamente findados os tratamentos principais da água que seguirá até as residências, antes, ela será novamente filtrada, receberá cal para que perca a acidez que adquiriu em seu tratamento, receberá cloro novamente para que não fique nenhum tipo de organismo vivo em sua consistência como água potável. Por último, será fluoretada, isto é, receberá flúor, este é um produto que previne os dentes das pessoas contra as cáries. No processamento realizado acima, a água deverá estar insípida, ( sem gosto), inodora ( sem cheiro), e incolor (sem cor).

Pronto! Tudo foi trabalhado nessa água em favor de nutrir, saciar a sede do homem, manter a saúde e sua vida, e dessa maneira será encaminhada por tubulações adequadas diretamente para os reservatários de distribuição. Terminada esta etapa, a água então, será redirecionada sob pressão para as encanações que vão transportá-la até as residências de destino. Por último, ainda assim, é recomendado aos consumidores, que mesmo recebendo uma água potável, deverão usar filtros dentro de casa antes de bebe-la.